domingo, 17 de março de 2013

a vida em preto e branco


Só vejo a incerteza no escuro, do escuro... a única luz que vejo vem da esperança do meu olhar, nada mais.
Estou tateando, caminhando devagar, reconhecendo onde piso, com medo de tropeçar e cair.
Porque seu eu cair, eu não saberei aonde.
E aonde já não sei...
No escuro o ambiente torna-se hostil.
No escuro tudo fica mais distante.
No escuro tudo parece maior do que realmente é.
No escuro mora o silêncio, que só é quebrado pelo som abafado do meu choro, do meu grito entalado que não sai, porque o medo não deixa.
O escuro abriga todos os medos.
Mas tem uma coisa boa. Tem uma vantagem de se estar no escuro.
No escuro tudo parece novo. Tudo é novo na escuridão. Até o que lhe é familiar é algo novo se visto de dentro da escuridão.
No escuro você se surpreende sempre. Não dá pra prever o que virá.
Você até pode prever seu movimento; você pode premeditar o seu passo, mas nunca saberá onde ele o vai levar. Se para frente, para trás. Se o teu passo vai te levar de encontro com a parede, ou ao vazio que te deixará no chão.
O escuro assusta e me fascina.
Ao mesmo tempo me aprisiona e me liberta.
O escuro é muito contraditório.
O escuro esconde e também revela. Ele revela o que de fato importa nas coisas.
Somos guiados pela aparência das coisas, pelo modo como o mundo se apresenta diante dos nossos olhos. Mas o escuro não te entrega nada, ele lhe nega a forma, a aparência. Mas, por outro lado, te presenteia com a essência de tudo, que é o que realmente importa.
É preciso saber olhar o escuro.
É preciso saber enxergar no escuro.
É preciso conseguir ver no escuro o real sentido de tudo.
Porque no escuro não existem coisas claras, nem bonito ou feio... No escuro não existe dúvida, somente incerteza.
Você não se pergunta se deve ir para esquerda ou direita, porque tanto faz. De qualquer modo você não sabe mesmo para onde está indo. Você simplesmente vai. Talvez porque um ruído ou som te atraiu; talvez porque do outro lado algo te arrepiou a espinha em medo.
Você nunca sabe pra que lado está indo, mesmo sabendo em qual direção seguiu.
E existe uma beleza tão grande nisso...
Pouco importa a roupa velha, o quilo a mais, a ruga nova...
No escuro não importa nada, e nada preocupa.
Vanessa Martins de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário