domingo, 9 de setembro de 2012

O retrato de minha mãe


Se eu fosse um pintor o primeiro retrato que eu iria fazer, seria o de minha mãe. Sei que levaria tempo, porque, por mais que eu já tenha te olhado, sempre haveria detalhes novos se desvendando diante de meu olhar de artista. Mas seria incrível; seria maravilhoso descobrir que você ainda tem os mesmos olhos, porém muito mais cansados ao olhar. Eu poderia até ser fiel no desenho do seu olhar, mas será que conseguiria retratar tudo o que ele contém?

Eu sei que quando você fica horas em frente ao espelho é porque está buscando aquela menina que um dia brincou com bonecas. E você se pergunta onde foi que um dia se perdeu dentro de si mesma.

Como eu conseguiria pintar todo esse sentimento? Eu poderia até retratar seu rosto com todo o castigo com que o tempo te tratou; mas como poderia expressar com tais finitas cores, toda a experiência que os anos te trouxeram?

E quanto às suas mãos? Tão castigadas por todo o trabalho que os filhos e a vida te acarretaram. Os traços delas eu conheço muito bem, mas jamais conseguiria colocar em uma tela todo o carinho que elas sabem dar, todo o apoio e força que elas são capazes de ofertar. Eu nunca conseguiria...

Ah, mãe! Como eu queria pintar seu semblante. Como eu queria eternizar todo esse imenso manancial de águas claras que você é. Mas ele é invisível, como poderia copiar? Pensando melhor eu nunca pintaria o seu retrato...

E quando descobri isso fiquei imensamente infeliz. Nunca me sentira tão impotente e ingrata diante de você, nem quando você me castigava, sem eu nada poder fazer, por causa de minhas travessuras.

Percebi você me olhando enquanto eu dormia, e não foi só uma vez.

Lembra quando eu chorei e você me consolou? Naquela noite eu adormeci, mas você não. Ficou velando por minha vida.


E cada vez que suas mãos vêm de encontro às minhas sinto que posso crer na felicidade.

Percebi que você me olhava enquanto eu escolhia uma roupa para o meu primeiro encontro. E até pude ler seus pensamentos: você tentava se descobrir em mim.

Sei que muitas vezes te decepcionei nessa busca de si mesma. Sou outra pessoa bem diferente, mas ainda assim você se orgulha de mim.

Jamais conseguiria conter todo esse universo num tão pequeno quadro.

E foi diante do próprio espelho que eu pude perceber que o melhor retrato de você sou eu. Nesse instante, te descobri em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário